Casos Clínicos de NutriçãoPaciente homem, 58 anos, diabético tipo 2, com problemas intestinais
Yanne Karoline Lopes Krauss perguntou há 7 meses

O paciente relata dores de barriga frequentemente. O que posso fazer ? sou recém formada, e temo que tenha ligação com a diabetes. Já restringi alimentos laxativos, e cítricos.
desde já, agradeço!

3 Respostas
Melhor resposta
Bettina Del Pino respondeu há 7 meses

Olá, Yanne! Acho que seria importante investigar se esses problemas não estão sendo efeitos colaterais de algum medicamento que o paciente esteja usando. E se for o caso, orientar o paciente a verificar com o médico. 

Iza diniz respondeu há 6 meses

Olá, qual seria o tipo de problema intestinal esse paciente teria. Pois pode ser o caso de averiguar através de exames específicos.

Olá, é muito comum que pacientes com diabetes tenha problemas intestinais, tanto devido aos medicamentos, alimentação ou consequência da doença que causa um desequilíbrio. 
você poderia investigar um pouco mais, ele sente algum desconforto abdominal ? como está as fezes dele? esse desconforto é em qual momento?
pode ser solicitado alguns exames como  leucócitos fecais, fezes como parasitológico ou exame de doença celíaca.
Também o controle glicêmico desse paciente é muito importante e ajuda nos possíveis problemas intestinais. 
porque após investigar vai poder juntar tudo.